Óbidos

Medidas de proteção das populações de abelhas

Apenas uma de quatro propostas apresentadas pelo BE na Assembleia Municipal de Óbidos foi aprovada na última reunião, dizendo respeito a medidas de proteção das populações de abelhas naquele concelho.

Foi aprovada a recomendação da Assembleia à Câmara para a realização de uma campanha de sensibilização para a proteção da população de abelhas, nomeadamente programas de educação ambiental, e de uma campanha de informação sobre a vespa velutina, sobre os riscos associados e os comportamentos a adotar sempre que são detetados novos ninhos.
Esta recomendação foi aprovada com 18 votos a favor (BE, CDU, 11 PS e 5 PSD) e 6 abstenções (PSD).
Segundo o BE, as abelhas e outros polinizadores são fundamentais para a segurança alimentar uma vez que 84% das espécies vegetais e 76% da produção alimentar na Europa depende da polinização. Contudo, a população de abelhas está em declínio a nível mundial, devido a alterações climáticas, perda de biodiversidade vegetal e mono cultivo, poluição, perda de habitats e existência de espécies invasivas.
Em relação à vespa velutina, também conhecida por “vespa asiática”, a sua propagação traduz-se em ameaças para o meio ambiente, para a agricultura, para a saúde pública e para a apicultura.
O BE viu chumbadas as propostas de proibição do uso de glifosatos em espaço público 16 votos contra, 11 abstenções), de inclusão de análises à presença de glifosato na água destinada ao consumo humano (17 votos contra, 9 abstenções) e de combate às alterações climáticas (16 votos contra, 11 abstenções).

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
Close